terça-feira, 8 de março de 2011

ARTES OU ARTE, COMO APLICAR?

A disciplina de artes passa a existir no currículo escolar como matéria obrigatória, na década de 70, pela criação da ideologia dos educadores norte americanos.
Desde 1971, pela Lei 5692, a disciplina Educação Artística torna-se parte dos currículos escolares. Como uma ATIVIDADE não se tinha nota, e quem aplicava a matéria poderia ter licenciatura curta em arte.
Com a nova LDB 9394/96 mantém e assegura a obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas de educação básica. E houve mudanças nos cursos de graduação em Educação Artística que passaram a ter licenciatura plena em habilitação especifica e passou a ser encarada como uma disciplina exigindo nota.
A partir de tantas conquistas e tantas exigências acrescidas o professor deve se aperfeiçoar a todo o momento, a linguagem artística que se tinha na década de 70 era de uma arte mais visual e quando Ana Maria Mae começa e explorar a arte educação se tornou claro que temos outras linguagens artísticas como música, dança e teatro.
Como o professor de artes deve explorar então com os seus alunos todas essas linguagens com referencial teórico, e prático temos também que pensar uma exploração desse conhecimento de forma mais simples e crescente, lembrando não estamos formando nenhum artista e sim cidadão que conhece um pouco sobre a arte, e que pode discutir sobre o assunto de forma simples, assim apresentando algum conhecimento básico e necessário para uma boa conversa cultural.
Por esse motivo durante o tempo de estudante de graduação e mais o período que atuo como profissional percebi que a linguagem artística que abrangem todas as outras é o Teatro, por quê? No teatro nós encontramos a sonoplastia, o cenário a expressão corporal, linguagens artística como a música, arte visual englobando suas derivações, e a dança com a expressão corporal.
Com essa experiência e várias aplicações feitas em sala, percebo que o aluno não perde em momento algum nenhuma aula, pois ele terá que sempre retomar o conhecimento anterior para dar continuidade aos estudos por esse motivo eu defendo nas escolas a seguinte sequência para aplicar com os alunos, indiferente a série, mas diferente em grau de conhecimento.
1º Bimestre = Artes visuais
2º Bimestre = Música
3º Bimestre = Dança
4º Bimestre = Teatro.
Em escolas com diferentes períodos pode seguir também essa sequência de acordo com seus períodos.

Com relação a exploração das áreas que não se tem domínio lembre-se! Somos professores e estamos sempre em busca de algo novo. Não somos artistas e sim usamos a arte para educar, então podemos nos aperfeiçoar nas outras linguagens artísticas e passar para os nossos alunos aquilo que disse no início o conhecimento simples de cada área para um bom papo cultural.

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