domingo, 17 de julho de 2011

PLANO DE AÇÃO DOCENTE PARA O 2º BIMESTRE

Como eu tinha feito no bimestre anterior apresentei o plano de aula para o Primeiro bimestre e agora comecei a apresentar minhas ações e não informei o plano de ação docente, Estou agora postando esse plano e assim podendo dividir pelas semanas de aula. Plano de ação docente.
Aqui estão os assuntos que trabalhei com eles esse bimestre.

sábado, 16 de julho de 2011

PROPRIEDADE MUSICAL

Depois de explorar tudo sobre sons e ruídos começo a explicar a respeito da propriedade musical, esses conceitos são mais complexo para eles e um momento que demora para compreender.
Bom sabemos que a propriedade musical  conceitua o que é a altura, duração, intensidade e timbre. Na quinta série ou sexto ano, eu não costumo falar da densidade, que também faz parte da propriedade, imagine essa idade as crianças ainda não estão preparados em receber tantas coisas complexas eles ainda estão desenvolvendo a possibilidade do entendimento essas complexabilidades.
Então passo cada propriedade com diversos exercícios como prática em sala eles vão sentindo e percebendo o que é cada propriedade e como elas fazem parte na música, apresento a vocês a atividade que eu passei para eles.
sites que eu estudei para ensinar:
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_musical.htm

2º BIMESTRE - MÚSICA

Depois de trabalhar com eles a arte visual, começo a explorar a música na quinta série ou sexto ano o ideal  é mostrar para eles que música existe em qualquer lugar, então nesse momento apresento o espaço que temos que é a escola e começamos a explorar os sons que nela possui, iniciando dentro da sala de aula.
Que delicia, ouvir o silêncio da sala inacreditável adoro essa aula!!!! 
Eles ficam todos quietos e anotando todos os tipos de sons que ouvem, depois de pesquisar o som na sala começo então a sair com eles para cada lugar diferente da escola, ele vão percebendo que os sons mudam e que aparecem outros tipos de barulho.
Depois de anotar e ter caminhado por todo o espaço possível, apresento a eles a classificação dos ruídos e assim começa os exercícios de classificar os ruídos que ouviram com que aprendeu em sala.
É muito legal esse jogo com eles, o mais interessante é quando perguntam para eles sobre a classificação dos ruídos eles relembram eles não esquecem o que aprendeu.
Matéria que eu passo para eles e junto algumas atividades.