sábado, 30 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO DE ARTE

A exposição é a avaliação que os alunos tem como uma prova somativa, e esse é o período para avaliá-los como um contexto global das atividades estudada até momento.



Fiquei impressionada pois as avaliações ocorreram no sábado e teve um número elevado de alunos presente e também convidei pais para participar dessa apresentação e perceber como eles estão acompanhando as aulas.







Esse momento foi o primeiro do ano, agora vai ser esperar para os próximos bimestre atitudes mais ousadas dessas apresentações.

COR

Continuando o planejamento!!! Já parte para o final do bimestre começo a abordar o assunto da cor, eles nesse momento estão também se preparando para fazer apresentação do bimestre "uma prova" pois eu não aplico prova como outras disciplinas, eu trabalho com eles de acordo com a matéria dada no bimestre, e avalio com um evento artístico.
Sobre as cores início com o seguinte texto: retirado do Livro didático de arte, Arte de fazer arte, de Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin.

Nossos ancestrais mais distantes usavam de tudo para colorir seus desenhos, feitos nas paredes de pedra das cavernas: plantas (urucum), minerais (carvão), e até sangue de animais.
Atualmente, não precisamos fazer tintas ara colorir nossos trabalhos. Elas são encontradas prontas em inúmeras tonalidades para uso das mais diversas bases: paredes, papéis, cerâmicas, telas, madeiras entre outras, só escolher.

Com esse texto trabalho durante a aula processo de leitura de área conceitos de como colorir o que eles imaginam que seria pintar naquela época e com isso fazemos exercício de reflexão e prático com ideias de pintura com uso de meterias improvisados. 



sábado, 16 de abril de 2011

ARTE ABSTRATA

Após terem aprendido um pouco sobre as linhas quanto a sua forma e traço nós partimos para a arte abstrata, um processo simples para eles, pois é uma arte que envolve o colorido e as formas para alguns não o satisfaz gostam que ver a imagem realista. mesmo assim eles se divertem ao participar das atividades.
É interessante falar de artistas como Mondrian e Kandinsky e junto apresentar suas obras, é muito interessante como eles gostam de ver como é produzir Arte Abstrata.


Atividade que eles fizeram em uma avaliação falando sobre a Arte Abstrata
É interessante perceber como eles criam e o legal que esse tipo de arte faz isso, o seu conceito apresenta que a Arte Abstrata não tem compromisso como mundo real, e isso que eles apresentam em suas atividades o vontade de criação e sem a preocupação com o que é certo e errado.

Kandinsky chamava suas pinturas abstratas de música colorida, então para uma atividade como essa coloque para seus alunos uma música e mãos a obra e quem sabe teremos um artista nesse momento se revelando.